Divulgar e dinamizar o turismo de observação de aves na Bahia, uma das vertentes do ecoturismo e que tem em Itacaré um lugar perfeito, com uma grande diversidade de espécies. Esse foi o principal objetivo do 2º Workshop de Observação de Aves, realizado no período de 19 a 21 de setembro no Hotel Ecoporan, em Itacaré, e que contou com a participação de especialistas, observadores e turistas de diversos estados brasileiros. A realização foi da Associação Passarinhar é Viver e da agência Happy Tour, com o patrocínio da Prefeitura de Itacaré e o apoio do Governo do Estado da Bahia.

Durante os três dias do evento foram realizadas palestras, debates, mesas-redondas, mini-cursos com especialistas renomados e vasta experiência nessa área e visitas técnicas para a observação de pássaros. No Workshop Turismo de Observação de Aves também foi realizada a oficina de Capacitação de Guias e Condutores da Região (aula teórica) ministrada pelo guia de observação de aves Luiz Trinchão. E por solicitação da Prefeitura de Itacaré, 20 condutores de visitantes associados da Associação de Condutores de Visitantes de Itacaré (ACVI) participaram do evento

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância do evento como mais um segmento para atrair cada vez mais visitantes para a cidade, gerando mais empregos, renda e divulgando o município em todo o Brasil. Segundo o presidente da Associação Passarinhar é Viver, Rafael Piedade Félix, a observação de aves atrai turistas e contribui para a preservação das espécies. “É uma atividade que possui também cunho científico, pois fazemos um cadastro e conseguimos monitorar o movimento dessas aves na Bahia, muitas das quais vêm anualmente do Hemisfério Norte em busca de calor”, explicou.

Ele observou ainda que países como Estados Unidos movimentam a economia com essa atividade. “O retorno financeiro está ligado diretamente ao público que prestigia esta prática, e o Brasil tem tudo para se destacar, porque é o terceiro país do mundo em diversidade de aves”, afirmou Félix. Para o prefeito Antônio de Anízio, a realização do workshop serviu não somente mostrar a diversidade de animais que existem no município, como também irá colaborar com a preservação do meio ambiente, além de movimentar o turismo com a chegada desses observadores e suas famílias.

> divulgue

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here