Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro de Referência Psicossocial (CAPS) de Itacaré, em parceria com o curso técnico de enfermagem, realizou nesta quinta-feira uma ação de informações, alertas e combate ao suicídio. A ação foi realizada com atendimentos na Praça Newton Coelho, em frente ao Fórum, onde a equipe do CAPS e alunos do curso técnico de enfermagem orientaram a população sobre os atendimentos realizados em Itacaré, como agir e evitar os casos de suicídios. Também foram realizadas panfletagens pelas ruas do centro e de outros bairros de Itacaré.

O movimento faz parte do projeto Valorização da Vida, referente ao mês de setembro amarelo-prevenção do suicídio, que tem como principais objetivos informar a comunidade de Itacaré sobre o suicídio como problema de saúde mental, além de comunicar as formas de tratamento. A equipe do CAPS de Itacaré chama a atenção para o aumento no caso de suicídios no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida.

Já o Dia Mundial da Saúde Mental tem como data o dia 10 de outubro, instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental. Os problemas relacionados a saúde mental são considerados pela Organização Mundial de Saúde uma prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar.

É importante lembrar que os transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, desta forma, passíveis de tratamento com grande chance de melhora e cura em muitos casos. Reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor. Muitos preconceitos já foram vencidos e hoje as famílias e a sociedade conversam livremente sobre temas como sexo, drogas e outros tantos temas censurados anteriormente.

> divulgue

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here