Equipes da Prefeitura de Itacaré realizaram na manhã desta terça-feira mais um monitoramento das praias da cidade para observar os indícios da chegada da mancha de óleo ao litoral itacareense. As praias amanheceram limpas e o volume de material coletado foi inferior a 100 gramas, muito abaixo que nos dias anteriores. Mais o monitoramento continua durante todo o dia, com equipes prontas para atuar em casos de emergência.

Além de todo o monitoramento que vem sendo feito pela equipe da Prefeitura e com o apoio de entidades da cidade, o acompanhamento também está sendo realizado por satélites e helicópteros. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o trabalho de monitoramento vai continuar. A proposta, segundo o prefeito é que todos estejam atentos, unidos e dispostos a colaborar em caso de necessidade e emergência.

Considerado como um dos litorais mais bonitos do Brasil e apontado como um destino turístico completo, o município de Itacaré vem realizando um trabalho contínuo de monitoramento para garantir a limpeza e a beleza das praias e pronto para atuar em casos da emergência da mancha de óleo chegar à cidade. O trabalho, realizado pela Prefeitura de Itacaré, com o apoio de diversas entidades e da própria comunidade, consiste em acompanhar diariamente em todas as praias a chegada de qualquer indício de petróleo.

O prefeito Antônio de Anízio vem acompanhando todo esse trabalho e orientando a equipe para observar a cada mudança de maré a chegada desse material. Na manhã de domingo uma equipe formada pelo prefeito, secretários municipais, representantes da Marinha e de entidades da cidade visitaram todas as praias de Itacaré onde coletaram uma pequena quantidade de material de petróleo que já está sendo analisado.

Para intensificar esse acompanhamento foi criado o Grupo de Monitoramento e Fiscalização das praias de Itacaré, com o objetivo de prevenir a possibilidade da vinda das manchas de óleo e atuar em casos de emergência. O grupo elaborou um Plano de Ação Multinstitucional com atividades de comunicação, articulação e prevenção com diversas estratégias definidas para o caso de as praias de Itacaré serem atingidas. Fazem parte do Grupo de Monitoramento a Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores, Conselho de Meio Ambiente, Compai, Conselho Gestor da APA Serra Grande-Itacaré, e representantes de diversas associações e clubes e serviços do município.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here