O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) consolidou os dados de 2024 do sistema Prodes para todos os biomas brasileiros. A análise confirmou redução da supressão de vegetação nativa na maioria dos biomas em relação a 2023. Houve queda no desmatamento na Amazônia (28,09%), áreas não florestais da Amazônia (5,27%), Cerrado (25,76%), Mata Atlântica (37,89%) e Pampa (20,08%), informou a Agência Brasil.
Já Caatinga e Pantanal foram os únicos biomas com aumento da supressão vegetal, de 9,93% e 16,5%, respectivamente. Segundo o Inpe, considera-se supressão a remoção da vegetação nativa, identificada por imagens de satélite analisadas automaticamente e por interpretação visual.
Para a vice-coordenadora do Programa BiomasBR, Silvana Amaral, a redução do desmatamento reforça a eficácia de políticas públicas de controle e de mecanismos regulatórios com setores produtivos. Os dados consolidados do Prodes auxiliam na análise de tendências e no apoio à formulação de políticas ambientais. (Ubatã Notícias)
Comentários: