Iniciado no último dia 28, o tradicional novenário em louvor ao padroeiro Bom Jesus de Taboquinhas será encerrado nesta segunda-feira, dia 05, reunindo diversas comunidades e representantes da Prefeitura de Itacaré e Câmara de Vereadores. Durante nove noites foram realizadas celebrações em preparação ao dia do padroeiro, dedicadas a cada dia para famílias do distrito, comerciantes, profissionais liberais, comunidades vizinhas e grupos de oração. A realização é da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

E nesta terça-feira, dia 06 de agosto, consagrado ao Bom Jesus, os festejos serão iniciados às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que conta com a banda musical passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas será celebrada a missa festiva pelo bispo Dom Mauro Montagnolli e pelo padre Ednaldo Cardoso, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Logo depois será a vez do tradicional caruru beneficente do Bom Jesus.

E esse ano a festa do padroeiro Bom Jesus terá uma novidade, com a realização do momento cultural, a partir das 18 horas, na praça Nativo Vieira. O momento cultural vai contar com apresentações de vários grupos e manifestações culturais, em homenagem aos 70 anos da igreja de Bom Jesus de Taboquinhas e também abrindo a semana da Micareta 2019 do distrito, que começa na próxima sexta-feira, dia 09.

HISTÓRIA – Esse ano a igreja de Bom Jesus de Taboquinhas estará completando 70 anos de existência. Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.

Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

> divulgue

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here